Grupo Lufthansa vai a Portugal para propor compra de 20% da TAP
A Lufthansa está em negociações para adquirir uma participação de 20% na TAP, a companhia aérea estatal portuguesa. O governo de Portugal reiterou em julho deste ano, a intenção de privatizar a TAP, porém ainda não definiu os detalhes da venda.
Nesta segunda-feira (02/09/2024), Carsten Spohr, CEO da Lufthansa, encontra-se com representantes do governo português. Este encontro ocorre enquanto o grupo aéreo alemão considera um investimento na TAP, conforme fontes próximas às negociações. A pedido da Lufthansa, os ministros das Finanças e das Infraestruturas de Portugal estarão presentes na reunião, conforme relatado por uma das fontes.
O jornal italiano Corriere della Sera informou no domingo que a Lufthansa pretende adquirir inicialmente 19,9% da TAP, de acordo com fontes institucionais portuguesas. No entanto, as discussões ainda estão em fase inicial, e a Lufthansa optou por não comentar o assunto.
Outros interessados na compra da TAP
Além da Lufthansa, outras grandes companhias, como Air France-KLM e IAG, controladora da British Airways e Iberia, manifestaram interesse na TAP. A companhia, com sede em Lisboa, é especialmente atraente devido às suas operações no Brasil, sendo a maior provedora europeia para o país, além de ter forte presença na África e voos para a América do Norte.
O governo português reiterou seus planos de privatizar a TAP em julho, mas ainda não definiu os termos da venda. Anteriormente, a intenção era vender pelo menos 51% da companhia.
Recentemente, Spohr obteve aprovação para que a Lufthansa adquira uma participação na ITA Airways, enquanto a IAG abandonou a compra da Air Europa devido à resistência regulatória. A TAP é uma das poucas companhias aéreas estatais disponíveis para aquisição na Europa, onde predominam três grandes grupos: IAG, Lufthansa e Air France-KLM.
Sob a liderança de Luis Rodrigues, a TAP transportou 7,7 milhões de passageiros no primeiro semestre deste ano, um aumento de 1,6% em relação ao ano passado.