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Azul recebe autorização para incorporar três Airbus A330

A Azul vai reforçar sua frota com três Airbus A330-200 autorizados pela Corte de Nova York. As aeronaves, vindas da ITA Airways, trazem nova configuração e vão substituir modelos alugados que enfrentavam problemas de manutenção.

O que você verá neste artigo

Autorização concedida em Nova York

No dia 26 de setembro, a Azul Linhas Aéreas recebeu sinal verde da Corte de Nova York para incorporar três aeronaves Airbus A330 à sua frota. Todas pertenciam anteriormente à mesma companhia aérea e chamam atenção pela pintura azul em toda a fuselagem.


Características dos novos A330

Os aviões são do modelo Airbus A330-200ceo, já familiar para os clientes da Azul. A principal diferença está nos motores: esses jatos utilizam os General Electric GE CF6, enquanto os A330 atuais da empresa são equipados com os Rolls-Royce Trent 700. Visualmente, os CF6 apresentam uma carenagem mais arredondada e com bocal maior, em contraste com o formato mais alongado do Trent 700.


Origem das aeronaves

As três aeronaves chegam diretamente da italiana ITA Airways e ainda carregam parte da herança da antiga Alitalia, companhia que deu lugar à ITA e que hoje integra o Grupo Lufthansa. Os aviões possuem as matrículas EI-EJH, EI-EJG e EI-EJP. Além desses, a ITA segue operando outros cinco A330-200 em sua frota.


Configuração interna para os passageiros

Cada uma dessas aeronaves vem configurada para 256 passageiros. São 20 assentos-cama na classe executiva, 17 lugares na classe econômica premium e 219 na econômica regular. Embora a configuração se aproxime das atuais da Azul, que variam entre 242 e 271 assentos, há um diferencial importante. A econômica premium traz poltronas mais largas e confortáveis, no layout 2-3-2, diferente da tradicional 2-4-2 dos A330.


Substituição da frota atual

Ainda não há data definida para a chegada dos novos jatos. A expectativa, no entanto, é que eles entrem em operação no lugar dos A330 alugados da HiFly, além dos Boeings 767 e 777 da EuroAtlantic, aeronaves que frequentemente geram reclamações de passageiros.


Problemas recentes que reforçam a mudança

Um exemplo ocorreu no voo de Porto para Recife, em 25 de setembro. Programado para decolar às 10h45 no horário local, o avião só iniciou o táxi às 19h25 devido a falhas de manutenção. Os problemas voltaram a acontecer, obrigando a aeronave a retornar ao portão. Apenas no dia seguinte, 26 de setembro, outro A330 foi deslocado pela HiFly e partiu às 21h20, totalizando 34 horas de atraso.


Conclusão

A incorporação dos três Airbus A330-200 representa um movimento estratégico da Azul em vários níveis. Além de padronizar parte da frota de longo curso com aeronaves mais modernas e de configuração já consolidada, a companhia elimina a dependência de voos operados em regime ACMI por empresas como HiFly e EuroAtlantic, que frequentemente geravam reclamações por falhas operacionais.

Do ponto de vista do passageiro, o ganho está na consistência do produto, especialmente com a inclusão de uma econômica premium mais confortável. Para a Azul, a decisão reforça sua competitividade no mercado internacional e consolida uma imagem de companhia que busca entregar qualidade e confiabilidade na experiência de voo.

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Tico Brazileiro

Tico Brazileiro é especialista em aviação, programas de fidelidade e viagens, compartilhando dicas estratégicas sobre milhas, upgrades e experiências de voo. Influenciador, conecto apaixonados por viagens a conteúdo exclusivo e relevante, ajudando a transformar cada viagem em uma experiência única. Já viajei em mais de 100 classes executivas e primeiras classes.
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Tico Brazileiro

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