Lufthansa deu início a uma nova fase na sua frota de longa distância. O primeiro Boeing 787-9 Dreamliner equipado com as cabines Allegris pousou em Frankfurt, marcando o começo de uma transformação histórica na companhia. A aeronave já tem estreia comercial marcada para outubro, na rota para Toronto, e será o cartão de visitas da empresa para o futuro do conforto aéreo.
Um novo padrão a bordo
As cabines Allegris estrearam nos Airbus A350 em Munique. Agora, chegam também ao Boeing 787-9. Essa mudança oferece aos passageiros uma experiência totalmente repaginada, em todas as classes de serviço.
Na Business Class, o grande destaque são as suítes com portas deslizantes, que aumentam a sensação de privacidade. A Premium Economy e a Economy também foram redesenhadas para garantir mais espaço, conforto ergonômico e conectividade. Embora parte da Business ainda esteja em fase de certificação, a Lufthansa espera liberar todas as opções até o fim do ano.
Estratégia de renovação e eficiência
O Boeing 787-9 com cabines Allegris faz parte do programa “Future Onboard Experience”. Esse projeto envolve não só novos assentos, mas também um conceito atualizado de gastronomia, louças, amenidades e serviços. O objetivo é modernizar a frota até 2026, ano em que a Lufthansa completa 100 anos.
A companhia planeja receber até nove novos Boeings 787-9 até o final de 2025, em ritmo acelerado, praticamente com uma entrega a cada duas semanas. No total, serão 78 aeronaves de longa distância configuradas com Allegris. É a maior atualização de frota já feita na história da empresa.
O Dreamliner também se destaca pela eficiência. Ele consome, em média, 2,5 litros de combustível por passageiro a cada 100 km voados. Isso representa cerca de 25% a menos em relação a modelos mais antigos, reforçando a meta de sustentabilidade da Lufthansa.
Quais aeronaves terão as cabines Allegris?
A Lufthansa decidiu aplicar a nova cabine de forma seletiva. Algumas aeronaves vão receber a Allegris, enquanto outras serão aposentadas ou receberão outro padrão de interior.
Modelos que terão Allegris:
- Airbus A350-900
- Airbus A350-1000 (a partir de 2026)
- Boeing 747-8
- Boeing 777-9 (a partir de 2026)
- Boeing 787-9
Modelos que não terão Allegris:
- Airbus A330-300 (será retirado da frota)
- Airbus A340-300 (será aposentado)
- Airbus A340-600 (será aposentado)
- Airbus A380-800 (receberá assentos novos, mas em padrão diferente)
- Boeing 747-400 (será aposentado)
Essa decisão mostra que a empresa quer concentrar a experiência premium em aeronaves modernas e mais eficientes. Ao mesmo tempo, acelera a retirada dos aviões mais antigos.
Conclusão
O primeiro Dreamliner com cabines Allegris representa muito mais do que uma entrega de aeronave. Ele simboliza o avanço da Lufthansa em inovação, conforto e sustentabilidade.
A companhia responde às novas demandas do passageiro moderno, que busca privacidade, eficiência e experiências de viagem diferenciadas. Ao mesmo tempo, reforça sua competitividade global com uma frota renovada e preparada para os próximos anos.
Com o Allegris, a Lufthansa não apenas eleva o nível de suas cabines, mas também reafirma sua posição de liderança entre as companhias aéreas internacionais.